As matérias, que são de grande relevância para o Poder Legislativo gentiourense, foram aprovadas durante a 33ª Sessão Ordinária de 2023, que ocorreu na última quinta-feira (16).
No Grande Expediente, os Vereadores falaram sobre as infrações de trânsito cometidas por alguns condutores contratados pelas empresas do setor eólico instaladas no município. Segundo os Vereadores, já foram relatados acidentes e situações que quase culminaram em acidentes, em decorrência da
irresponsabilidade desses condutores. O Vereador Tales falou sobre a urgência da reforma do CEMGO e do Colégio da comunidade de Riacho do Cedro.
Na Ordem do Dia, o Plenário aprovou o Projeto de Decreto Legislativo n.º 04/2023, de autoria da Mesa diretora, que institui o Programa Banco de Ideias Legislativas no âmbito do Poder Legislativo do município de Gentio do Ouro. Esse projeto prevê que a população poderá acessar o site oficial da Câmara e enviar ideias que poderão ser utilizadas pelos Vereadores para a elaboração de projetos.
O Plenário também aprovou o Projeto de Resolução n.º 02/2023, de autoria da Mesa Diretora, que dispõe sobre a criação da Ouvidoria Parlamentar da Câmara Municipal de Vereadores de Gentio do Ouro, sua estrutura e funcionamento. A criação da Ouvidoria garante o diálogo entre os cidadãos e a Câmara e, através desse órgão, o cidadão poderá solucionar demandas e fazer elogios, reclamações, sugestões administrativas e até denúncias sobre as atividades do Legislativo e dos Vereadores.
Nas Explicações Pessoais, os Vereadores Neto de Adão, Tales de Tenor e Neto de Milton parabenizaram o Sr. Presidente pela conquista do “Troféu Presidente Destaque”, concedido pela UVB, e elogiou as ações inovadoras do colega na condição de Presidente da Casa.
O Presidente Gilliard Henrique agradeceu as palavras dos colegas e disse que esse reconhecimento se dá graças ao empenho de todos os Vereadores e servidores, e que enquanto estiver na presidência da Casa Legislativa gentiourense continuará contribuindo para que todos os Edis consigam atender às demandas dos munícipes, e afirmou que continuará lutando por uma gestão eficiente e responsável.