Na última quinta-feira (09), os Vereadores da Câmara Municipal de Gentio do Ouro reuniram-se virtualmente para a realização da 32ª Sessão Ordinária de 2023.
No Grande Expediente, o Presidente Gilliard Henrique informou a todos que estava em Brasília na companhia dos Vereadores Kaká Durães, Ruyzinho de Santo Inácio e Tales de Tenor, participando do Congresso UVB 59 anos. O Sr. Presidente destacou a importância desses eventos, já que possibilitam aos Vereadores aprenderem sobre temas relevantes e ajudam a fortalecer o Poder Legislativo.
Na Ordem do Dia o Plenário aprovou o Projeto de Lei Legislativo n.º 10/2023, de autoria do Vereador Gilliard Henrique, o projeto institui o “Programa de Noções Básicas em Primeiros Socorros – NBPS” que foi aprovado por unanimidade dos votantes. O texto prevê a capacitação gratuita, nos cursos de primeiros socorros realizados pelo Poder Público municipal, de professores, colabores, genitores e demais pessoas que tenham contato direto com os alunos da rede pública municipal de ensino.
Concluindo a Ordem do Dia, o Sr. Presidente colocou em discussão o Projeto de Decreto Legislativo n.º 04/2023, que institui o Programa Banco de Ideias Legislativas no âmbito do Poder Legislativo, e o Projeto de Resolução n.º 02/2023, que dispõe sobre a criação da Ouvidoria Parlamentar da Câmara. Ao discutir as referidas matérias, o Sr. Presidente falou sobre a importância da criação do banco de ideias legislativas, afirmando que os cidadãos poderão enviar à Câmara, através do site oficial, ideias para elaboração de projetos de lei que visem a melhoria da qualidade de vida dos munícipes. Sobre o projeto que cria a Ouvidoria Parlamentar da Câmara, o Sr. Presidente explicou que após aprovação desse projeto, os cidadãos gentiourenses terão mais instrumentos para fiscalizarem as ações do legislativo e dos vereadores, podendo fazer sugestões, críticas, elogios e até denúncias.
Nas Explicações Pessoais, o Vereador Léo de Odaildo agradeceu à gestão municipal por realizar a manutenção da BR 330, essa é uma das reivindicações feitas pelo Edil com apoio da Câmara.