Na última quinta-feira (14), os edis reuniram-se para a 25ª Sessão Ordinária do corrente ano, que ocorreu no Plenário Vereador Osvaldo Ferreira Paiva.
O Vereador Tales de Tenor iniciou o Grande Expediente solicitando que fosse enviado à pasta competente, um ofício solicitando o levantamento das ruas da cidade que não possuem nomeação; o parlamentar também solicitou que a Secretaria de Obras providenciasse quebra-molas no entorno do Colégio Estadual Maria Quitéria.
O Vereador Léo de Odaildo informou que em conversa com a equipe responsável pela REURB, lhe foi dito que o levantamento já está sendo realizado.
O Sr. Presidente, Vereador Gilliard Henrique, falou da importância em sinalizar os quebra-molas já existentes e adequar as ruas da cidade ao crescente trânsito e com sinalização adequada, incluindo faixas de pedestres.
O Vereador Neto de Adão falou sobre o problema no abastecimento de água em algumas ruas da cidade e pediu mais empenho da EMBASA em prestar esclarecimentos aos cidadãos e resolver essas questões.
Os Vereadores Neto de Milton e Neto de Adão falaram sobre as consequências de utilizar os poços artesianos das comunidades sem pensar no bem comum, gerando problemas como escassez de água.
O Sr. Presidente falou sobre um Projeto inovador que foi implantado na Câmara: a Procuradoria da Mulher. Esse órgão promoverá apoio jurídico, palestras, estudos e eventos, gerando mais representatividade feminina na política. Em seguida, falou sobre o seu orgulho em ter proposto a Indicação Legislativa que culminou no Projeto de Lei que cria o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
Na Ordem do Dia, as seguintes proposições foram discutidas:
Projeto de Lei Legislativo n.º 06/2023, de autoria do Vereador Gilliard Henrique, que revoga a Lei Municipal n.º 63/2022, fixa nova data para as comemorações do “Dia do Garimpeiro”.
Indicação Legislativa n.º 09/2023, de autoria do Vereador Neto de Milton, que indica ao Prefeito a construção de sede própria para o centro de Atendimento Especializado Alberto Alves de Oliveira, antigo NAEE.