A 13ª Sessão Ordinária de Câmara Municipal de Gentio do Ouro aconteceu na última quinta (18), e contou com a presença da equipe do NAEE (Núcleo de Atendimento Educacional Especializado).
No Grande Expediente, o vereador Kaká Durães (PSD) falou sobre a necessidade de ser realizado um controle dos cães desabrigados nas ruas do município.
O vereador Tales de Tenor (PSD), informou que durante uma viagem oficial a Salvador, buscou recursos para os distritos de Riacho do Cedro, Ibitunane, Gameleira do Assuruá e para a comunidade de Capim Grosso. O parlamentar disse ter solicitado uma emenda para aquisição de playground para a Escola César Borges, e além disso, reuniu-se com representantes da CDA (Coordenação de Desenvolvimento Agrário) em busca da regularização fundiária de terras do município.
O Sr. Presidente, vereador Gilliard Henrique (PDT), falou da importância em facilitar e incentivar os parlamentares a buscarem melhorias para o município, inclusive viajando quando for preciso.
O Vice-Presidente, vereador Neto de Adão (PDT), disse que o pagamento do novo Piso Nacional da Enfermagem é semelhante ao da Educação, pela questão dos repasses não serem suficientes para o pagamento integral dos novos vencimentos.
O vereador Neto de Milton (PDT) esteve reunido com representantes da polícia militar discutindo a implementação de um projeto de aulas gratuitas de jiu-jitsu para as crianças e jovens da cidade. O vereador também disse que a Câmara tem feito o possível para o andamento da obra de pavimentação da estrada de Gentio do Ouro a Mirorós, mas cabe ao Governo do Estado demonstrar mais ação e interesse.
Na Ordem do Dia, os parlamentares foram unânimes na aprovação de duas matérias de grande relevância:
Indicação Legislativa n.º 07/2023, de autoria do vereador Neto de Milton (PDT), que indica ao Poder Executivo, a perfuração de um poço artesiano para atender a Escola Getúlio Reginaldo Cunha, localizada na Comunidade de São Bento.
Projeto de Lei n.º 03/2023, de autoria do poder executivo municipal, que cria o Centro de Atendimento Educacional Especializado e dá outras providências.
Os vereadores parabenizaram o Poder Executivo pela iniciativa de propor um projeto tão importante e elogiaram a atuação dos profissionais do NAEE.
Ao final da Sessão, o vereador Ruyzinho de Santo Inácio (PSD) solicitou celeridade de gestão implementar as ações previstas no projeto de lei aprovado e para efetuar a aquisição da ambulância, cujo recurso está disponível na conta da prefeitura.