O IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico, Artístico e Arqueológico Nacional, é o órgão encarregado da tutela e gestão do patrimônio arqueológico brasileiro.
Na manhã de hoje (23) os vereadores Gilliard Henrique e Kaká Durães estiveram na sede do IPHAN em Salvador, onde participaram de uma audiência com o superintendente do IPHAN na Bahia, Sr. Hermano Queiroz. A arqueóloga Rimara Mota e o prefeito Robério Cunha também estiveram presentes.
Durante a audiência, os parlamentares e o prefeito solicitaram informações precisas sobre a possibilidade da anuência do instituto no tocante a concessão da licença para que a empresa vencedora da licitação possa retomar as obras de pavimentação asfáltica da rodovia BA 225, que liga Gentio do Ouro a Mirorós.
O superintendente e a arqueóloga do IPHAN informaram que a empresa VESTIGIUM ARQUEOLOGIA E PATRIMÔNIO foi contrata para fazer o estudo, o projeto e o relatório sobre o sítio arqueológico, mas que o instituto ainda não foi acionado para se manifestar. O superintendente afirmou que quando o processo chegar ao instituto, será analisada a possibilidade de agilizar os trâmites burocráticos com possível anuência do IPHAN para concessão da licença e a consequente retomada das obras, após minucioso estudo sobre os impactos no sítio arqueológico.
“A nossa viagem a Salvador está sendo muito produtiva, estamos trabalhando em parceria com o prefeito Robério para que o nosso tão sonhado asfalto de Gentio do Ouro a Mirorós se torne realidade. O Poder Legislativo gentiourense não tem medido esforços para que as obras reiniciem e quem acompanha a nossa luta sabe disso.” Afirmou o Presidente Gilliard Henrique.