Os dois projetos foram aprovados durante a 12ª Sessão Ordinária de 2024, que foi realizada na última quinta-feira (02), no Plenário Vereador Osvaldo Ferreira Paiva.
No Grande Expediente, o Vereador Léo de Odaildo fez um alerta sobre a situação da BR 330, sugerindo que a gestão municipal solicite o apoio das empresas instaladas no município para realizar os reparos necessários na rodovia, O Presidente da Câmara, Vereador Gilliard Henrique, destacou a relevância da questão levantada pelo colega, enfatizando a necessidade de priorizar a segurança e o conforto dos usuários da estrada.
O Vereador Kaká Durães informou que entrou em contato com a Secretaria Municipal de Transporte para solicitar o desmatamento da BR 330 e foi informado que o serviço será realizado após a conclusão da limpeza das margens da estrada que liga a Sede ao povoado de Capim Grosso. O Edil também afirmou que durante viagem a Brasília se reuniu com o Deputado Federal Raimundo Costa e o parlamentar disponibilizou um trator agrícola para atender os agricultores do município.
O Sr. Presidente também abordou a importância da Marcha dos Legislativos Municipais e as oportunidades e experiências proporcionadas pelo evento, como a capacitação para o exercício do mandato e o diálogo com deputados em busca de benefícios para o município. O Sr. Presidente, Vereador Gilliard Henrique, expressou condolências em nome da Câmara pelo falecimento do Sr. Diego Aparecido, Diretor do Colégio Estadual Maria Quitéria (CEMAQ).
O Vereador Tales de Tenor solicitou da gestão municipal a reforma da quadra poliesportiva do distrito de Ibitunane, e informou que os alunos do último ano do ensino médio que estudam no distrito já haviam enviado ofícios às autoridades competentes, pois pretendem utilizar o espaço para a realização da cerimônia de formatura.
O Vereador Welington Alves destacou a importância da união e cooperação entre os Vereadores na busca por benefícios para a população, independentemente das diferenças políticas.
Na Ordem do Dia, após explicar como funciona o procedimento de Discussão e Votação na Casa, o Presidente colocou em votação o Projeto de Decreto Legislativo n.º 01/2024 e o Projeto de Decreto Legislativo n.º 02/2024, que tratam da concessão de Títulos de Cidadãos Honorários aos Senhores Francisco Francelino e Danilo Miranda, respectivamente. Ambos foram aprovados por unanimidade dos votantes.
Nas Explicações Pessoais, o Sr. Presidente discutiu os desafios diários enfrentados no exercício da vereança e nos trabalhos que envolvem a presidência da Câmara, bem como as conquistas e mudanças implementadas durante seu mandato. Ele também expressou sua intenção de protocolar um Projeto de Lei que impõe sanções àqueles que praticarem bullying nas escolas do município.