Durante a 28ª Sessão Ordinária, que aconteceu na última quinta-feira (05), os Vereadores gentiourenses aprovaram dois projetos de lei muito importantes na temática dos animais, ambos de autoria do Vereador e Presidente Gilliard Henrique (PDT). Aprovados pelo Plenário, os projetos foram encaminhados ao Chefe do Poder Executivo e poderão transformar-se em leis municipais.
No Grande Expediente, o Vereador Neto de Milton explicou que ocorreu uma demora na instalação do poço artesiano perfurado no distrito de Ibitunane devido ao grande volume de chuvas e também pela falta de mão de obra qualificada.
Na Ordem do Dia, o Sr. Presidente colocou em discussão a Indicação Legislativa n.º 10/2023, de sua autoria, que indica ao Prefeito Municipal a aquisição de uma máquina perfuratriz e equipamentos para perfuração de poços artesianos; o Plenário também discutiu a Indicação Legislativa n.º 11/2023, de autoria do Vereador Gilliard Henrique, que indica ao Prefeito Municipal a construção de pontos de embarque e desembarque de passageiros nas entradas da cidade de Gentio do Ouro e nos Distritos de Itajubaquara, Gameleira do Assuruá e Santo Inácio.
De forma unânime, o Plenário aprovou o Projeto de Lei Legislativo n.º 08/2023, de autoria do Vereador Gilliard Henrique, que institui a política do controle de natalidade de cães e gatos em situação de rua. A proposição prevê a castração dos animais por meio de procedimento indolor.
Também foi aprovado pelo Plenário o Projeto de Lei Legislativo n.º 09/2023, de autoria do Sr. Presidente, esse projeto estabelece, no âmbito do município de Gentio do Ouro, sanções a quem cometer maus-tratos contra animais, e dispõe sobre a criação do Canal WhatsApp de Denúncias Contra Maus-Tratos aos Animais. A redação dessa proposição prevê a aplicação de multas às pessoas que abandonarem animais no âmbito do município.
Nas Explicações Pessoais, o Vereador Léo de Odaildo parabenizou a gestão municipal pela construção do muro do Cemitério Municipal, obra que há anos era solicitada por vários cidadãos, inclusive pelo saudoso Sr. Deró, que era avô do Sr. Presidente.
O Sr. Presidente informou a todos que em breve será concluída a pavimentação no povoado de Cedro, bem como a pavimentação da rua Edilson Souza e de um trecho da rua principal do povoado de Riacho Cedro, nas proximidades da casa do Sr. Marinaldo, conhecido como “Veim”. Segundo o Sr. Presidente, essas obras serão executadas graças ao empenho do Prefeito Robério Cunha, mas ressaltou que as pavimentações nessas localidades também são frutos dos seus esforços e dos esforços dos demais Vereadores da base governista, citando especialmente o Vereador Welington Alves.