A 17ª Sessão Ordinária de 2023 ocorreu na manhã da última quinta-feira (15). Na ausência do Presidente da Casa, vereador Gilliard Henrique, a Sessão foi presidida pelo Vice-presidente, vereador Neto de Adão, e marcou o encerramento do primeiro período legislativo de 2023.
Ao iniciar os trabalhos, o Sr. Presidente justificou a ausência do vereador Gilliard Henrique, que estava em Irecê acompanhando a sua esposa, que deu à luz a Amélia, filha recém-nascida do casal. No exercício da presidência, o vereador Neto de Adão deu as boas vindas a pequena Amélia, e desejou uma boa recuperação à esposa do colega parlamentar. O Sr. Presidente saudou o Sr. José Wilker, prefeito de Central, e os demais cidadãos que acompanharam a sessão.
Na Tribuna Livre, o Sr. Adão Moreira falou sobre a fundação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, que é presidido pelo mesmo, disse que com apoio do Prefeito Robério Cunha, a entidade poderá ser beneficiada com recursos da ordem de R$300 mil reais, oriundos de uma emenda impositiva pelo deputado federal Daniel Almeida. O valor será destinado à construção da sede do sindicato.
O Sr. Adão Moreira finalizou a sua fala informando sobre uma audiência pública que terá a participação da Secretaria de Desenvolvimento Rural, em pauta estarão os conflitos entre posseiros e proprietários de terras do município.
O vereador Neto de Adão falou sobre a importância do movimento sindical dentro da sociedade.
No Grande Expediente, o vereador Tales fez um pedido para que o setor competente realize reparos na iluminação das ruas no entorno do Colégio Maria Quitéria. O vereador Kaká Durães (PSD) solicitou que as obras feitas pelo Poder Executivo fossem devidamente sinalizadas, a fim de evitar acidentes
Na Ordem do Dia, foi aprovado por unanimidade dos parlamentares presentes o Projeto de Lei n.° 02/2023, de autoria do Poder Executivo Municipal, que dispõe sobre as Diretrizes Orçamentárias para o exercício financeiro de 2024.