Os vereadores da Câmara Municipal de Gentio do Ouro reuniram-se no dia 25 de maio (quinta-feira) para a 14ª Sessão Ordinária de 2023.
O Senhor Presidente abriu a sessão e antes da execução do hino nacional precisou ausentar-se, passando a direção dos trabalhos ao Vice-presidente, Vereador Neto de Adão. No Pequeno Expediente, o vereador Ruyzinho de Santo Inácio parabenizou o Presidente Gilliard Henrique e o Vice, vereador Neto de Adão, por obterem uma resposta do Governador Jerônimo Rodrigues acerca da retomada das obras de pavimentação asfáltica da estrada que liga Gentio do Ouro ao distrito de Mirorós.
Na Tribuna Livre, o Sr. Neilton Meneses falou sobre a falta de saneamento básico em certas ruas do distrito de Santo Inácio, o que vem causando a contaminação do “Riachinho” da comunidade.
Os vereadores parabenizaram o Professor Neilton pelas palavras mas falaram que a iniciativa deveria partir dos próprios moradores, agindo com mais consciência.
O Presidente em exercício, vereador Neto de Adão, disse achar válida a sugestão de montar uma comissão para averiguar a situação, entretanto, há pastas competentes que deveriam resolver a questão da contaminação do riacho e do saneamento do distrito.
A Sra. Cláudia Oliveira falou sobre as origens e conquistas do SindSERV. Além disso, agradeceu o apoio da Câmara na busca pelo pagamento do piso salarial dos profissionais do Magistério Público da Educação Básica e disse esperar que essa parceria continue na luta pelo pagamento do piso da Enfermagem.
Os vereadores Léo de Odaildo e Kaká Durães parabenizam o trabalho da Sra. Cláudia Oliveira à frente do SindSERV e disseram que infelizmente, o repasse feito pelo Governo Federal não é suficiente para conceder integralmente o valor do Piso Nacional da Enfermagem.
O Vereador Tales de Tenor declarou seu apoio à classe dos enfermeiros e disse que a Câmara agirá imparcialmente, para que não haja prejuízo para classe nem para a gestão.
O vereador Neto de Adão disse que os parlamentares deveriam reunir-se com o prefeito e representantes da classe, para adiantar os diálogos e evitar desentendimentos futuros.