O dinheiro está na conta! O Prefeito Robério Cunha esteve na sede do Poder Legislativo na tarde desta quinta-feira (28) e recebeu do Presidente da Casa, Vereador Gilliard Henrique, essa boa notícia.
Ao longo deste ano, a gestão do Poder Legislativo gentiourense realizou muitos investimentos e ainda devolveu R$ 1.006.906,35 (um milhão, seis mil, novecentos e seis reais e trinta e cinco centavos) ao Poder Executivo; o montante representa a maior devolução de recursos do duodécimo da história do município de Gentio do Ouro, e todo o montante será investido na infraestrutura e modernização da cidade.
Entre os investimentos realizados pelo legislativo destacamos a reforma e a modernização do prédio da Câmara, as aquisições de equipamentos de informática, de nova mobília e a implantação da Galeria dos Vereadores e Ex-Vereadores. A Câmara também investiu na capacitação de Vereadores e servidores, e todos os investimentos realizados promoveram o fortalecimento do legislativo gentiourense, transformando-o em referência para as Casas Legislativas de todo o Brasil. Mesmo com os investimentos realizados, a Câmara de Gentio do Ouro conseguiu economizar mais de 1 milhão de reais.
Sobre a destinação do recurso devolvido, o Presidente da Câmara afirmou que o gestor municipal não é obrigado, mas vai atender às solicitações feitas pelos Vereadores. “Em uma reunião muito produtiva com o prefeito, nós (Vereadores) fizemos algumas sugestões sobre a aplicação do recurso devolvido pelo legislativo. Os Vereadores que não puderam participar da reunião também foram favoráveis às nossas solicitações. Ficou decidido que gestor municipal aplicará todo o montante devolvido em obras de pavimentações asfálticas de ruas, na construção da nova casa de fabrico de farinha da Sede e na requalificação e modernização do mercado municipal, obras imprescindíveis para o desenvolvimento da nossa cidade e do nosso município. Legalmente, o Prefeito não é obrigado a acatar nenhuma exigência da Câmara quanto a aplicação do recurso da sobra do duodécimo, mas o legislativo fez algumas sugestões e estamos gratos ao gestor por nos atender. Na condição de Presidente, eu quero agradecer primeiramente a Deus e depois aos meus colegas Vereadores, a nossa equipe de servidores, ao nosso jurídico, a nossa contabilidade, ao prefeito municipal e ao povo gentiourense, porque estamos construindo juntos o futuro de Gentio do Ouro. Em 2024 trabalharemos muito mais, por Gentio do Ouro, pelos distritos e povoados.” Disse o Presidente Gilliard Henrique.
O duodécimo é o repasse financeiro realizado pelo Poder Executivo até o dia 20 de cada mês ao Poder Legislativo, e é com esse repasse que a Câmara Municipal paga as despesas referentes à manutenção das suas atividades, o duodécimo garante a independência do Poder Legislativo.