Na manhã da última quinta-feira (30), os Vereadores da Câmara Municipal de Gentio do Ouro reuniram-se no Plenário Vereador Osvaldo Ferreira Paiva para a 35ª Sessão Ordinária deste ano, presidida pelo Vereador Gilliard Henrique.
Ao iniciar o Grande Expediente, Vereador Tales de Tenor externou a sua solidariedade aos garimpeiros da comunidade de Malhada, que tiveram suas atividades paralisadas após uma operação da Polícia Federal. O Edil também informou a todos que foi até a Escola Cezar Borges averiguar a falta de climatização nas salas de aula, que vem gerando extremo desconforto aos alunos e professores.
O Vereador Neto de Milton falou sobre a operação deflagrada no garimpo da Malhada e disse que os garimpeiros precisam se organizar por meio de cooperativas, para buscar a legalização das terras que trabalham, e finalizou a sua participação reafirmando o apoio da Câmara à classe.
O Presidente da Casa, Vereador Gilliard Henrique, disse que esteve na unidade da EMBASA em Irecê, onde foi informado que a concessionária pretende perfurar 06 (seis) novos poços artesianos, além de adquirir equipamentos reserva (bombas submersas) para suprir as necessidades da cidade, e que após as cobranças feitas à COELBA, o sistema está operando normalmente. Prosseguindo, o Sr. Presidente disse que há muito tempo os garimpeiros são instruídos a buscar a legalização das áreas que utilizam para extração mineral e afirmou que a Câmara continua a favor dos garimpeiros.
Na Ordem do Dia, o Plenário aprovou os Projetos de Decreto Legislativo n.º 04 e n.º 05/2023, de autoria dos Vereadores Welington e Gilliard Henrique, respectivamente, e em decorrência das aprovações, serão concedidos Títulos de Cidadão Honorário de Gentio do Ouro aos senhores Weriton Henrique e Altermir Pereira. A outorga dos títulos ocorrerá em Sessão Solene em data que será marcada pela Mesa Diretora. O Plenário da Câmara também aprovou a Indicação Legislativa n.º 14/2023, de autoria do vereador Welington Alves, que indica ao Prefeito Robério Cunha, a construção de uma Unidade Básica de Saúde – UBS, no Distrito de Itajubaquara.