A ponte, que recebeu o nome de Luiz Felipe de Souza Leão, foi inaugurada na última sexta-feira (03/12), em solenidade às margens do São Francisco, nas proximidades da cidade de Barra.
Na manhã da última sexta-feira (03/12) os vereadores gentiourenses marcaram presença na cerimônia de inauguração da ponte sobre o Rio São Francisco, que liga as cidades de Barra e Xique-Xique. A ponte foi batizada de Luiz Felipe de Souza Leão em homenagem ao pai do vice-governador João Leão, uma vez que o saudoso patriarca e o vice-governador possuem ligação histórica com o município da Barra, já que ambos residiram naquela boa terra por muitos anos e têm forte ligação com os barrenses.
A cerimônia de inauguração ocorreu no lado Xiquexiquense da ponte e contou com as presenças do governador Rui Costa, do vice-governador João Leão, dos senadores Jaques Wagner e Otto Alencar, de vários deputados estaduais e federais, vice-prefeitos, prefeitos, vereadores e outras lideranças políticas e religiosas, com destaque para o Dom Frei Luís Flávio Cappio.
O presidente da câmara, Gilliard Henrique, destacou a importância da ponte para alavancar o desenvolvimento regional: “Essa ponte simboliza a integração de regiões da Bahia, marca o início de uma nova era e vai fazer a economia da região ficar ainda mais forte, é gratificante presenciar tudo isso junto com os meus colegas vereadores. É uma obra que além de ser cartão postal, é sinônimo de desenvolvimento. Acabou o sofrimento, o perigo e o atraso ao atravessar o rio de balsa. Independente de questões políticas, parabenizo o governador Rui Costa e todos aqueles que fizeram essa obra sair do papel, inclusive todos aqueles trabalhadores que derramaram suor para esse sonho se tornar realidade.” Disse o presidente do legislativo.
Representando Gentio do Ouro, estiveram presentes, além do prefeito Robério, do vice-prefeito Alfredo e de outras lideranças políticas, os seguintes parlamentares: Gilliard Henrique (presidente da câmara), Neto de Adão, Tales de Tenor, Ruyzinho de Santo Inácio, Kaká e Sandro da Lavra Velha.